TEMA 3 - PROJETOS INOVADORES
POR ANDERSON DO COUTO CANDIDO
“LUZ, CÂMERA, GEOGRAFIA E AÇÃO”
Objetivos gerais:
ANALISAR OS FILMES E VÍDEOS PARA COMPOR UM QUADRO POLÍTICO, SOCIAL, ECONÔMICO, HISTÓRICO E CRÍTICO DA ATUAL SOCIEDADE MUNDIAL EM QUE VIVEMOS.
Tecnologias digitais:
UTILIZAÇÃO DO YOU TUBE PARA ASSSITIR, ESTUDAR E BAIXAR OS FILMES E VÍDEOS. USO DO CONVERTER VIDEO PARA UMA RESOLUÇÃO MELHOR TAMBÉM É INTERESSANTE.
Necessidade:COM UMA GERAÇÃO
DE ALUNOS CADA VEZ MAIS CONECTADAS COM O MUNDO EXTERIOR, COM INTERESSES DÍSPARES, COM BAIXA CONCENTRAÇÃO NAS AULAS DITAS TRADICIONAIS, BUSCAMOS O CINEMA E OS VÍDEOS PARA QUEBRAR ESSE MARASMO DAS SALAS DE AULA E PROPOMOS A DIFUSÃO DE FILMES PARA ILUSTRAR MELHOR DIDATICAMENTE AS AULAS DE GEOGRAFIA.
Estratégias de ensino e aprendizagem:LEVAR OS ALUNOS A PROPOREM QUAIS FILMES A ASSISTIREM E ANALISAREM MEDIANTE UMA LISTA PREVIAMENTE DEFINIDA SOBRE O CONTEÚDO BIMESTRAL A SER MINISTRADO. DEBATES APÓS OS MESMOS.
Lihttps://www.youtube.com/nks para imagens e recursos utilizados:
Descrição das atividades:INSTIGAR E PROPOR AOS ALUNOS CRIAREM SEUS PRÓPRIOS VÍDEOS E FILMES ACERCA DA ESCOLA, DA SUA COMUNIDADE OU DA NOSSA SOCIEDADE COMO UM TODO. ABORDANDO AS VARIAÇÕES POLÍTICAS, SOCIAIS E ECONÔMICAS AO QUAL PASSA O PAÍS. INCENTIVAR A CRIAREM UMA PÁGINA NO FACEBOOK, OU CANAL NO YOU TUBE, PARA EXPRESSAREM SEU PROJETO, IDEIAS E CONCLUSÕES E PROPAGAREM NA INTERNET.
Observações:O FILME COMO RECURSO PEDAGÓGICO PRECISA INCENTIVAR O ENSINO. PORÉM O FILME SELECIONADO PARA UM TRABALHO OU UM PROJETO COM OS ALUNOS DEVE ESTAR RELACIONADO AOS CONTEÚDOS E CONTRIBUIR COM A DINÂMICA DA DISCIPLINA. CASO CONTRÁRIO, DEIXA DE EXISTIR A SUA RAZÃO DE SER; TORNANDO-SE EM MAIS UMA ATIVIDADE ENTRE TANTAS, AS QUAIS OS ALUNOS TERÃO QUE CUMPRIR. UM FILME SEM SINCRONIA COM O QUE É ESTUDADO, ACABA SENDO UMA EXIBIÇÃO COMO ATIVIDADE DE LAZER SIMPLESMENTE.
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