1° ANO ENS. MÉDIO



4° Bimestre 



IMPACTOS AMBIENTAIS URBANOS
SISTEMA URBANO: é um conjunto de partes coordenadas entre si que concorrem para alguma finalidade;pode-se falar em meio ambiente urbano.Assim sendo, a cidade é um sistema especial composto por apenas uma etapa consumidora, mas interfere em vários ecossistemas, muitas vezes situados a milhares de quilômetros de distância.


POLUIÇÃO
Poluição é qualquer alteração prejudicial provocada no meio ambiente, que pode ser um ecossistema natural ou agrário, um sistema urbano ou até mesmo, em microescala, o interior de uma casa.


POLUIÇÃO DO AR
A poluição atmosférica é um dos problemas mais sérios das grandes cidades ou mesmo das pequenas e médias que têm indústrias muito poluentes ao seu redor. Ela é resultado do lançamento de enorme quantidade de gases e materiais particulados na atmosfera, podendo causar problemas na visão e no aparelho respiratório. Os principais responsáveis pela emissão de gases poluentes e consequente perda de qualidade do ar nas cidades são os veículos, as indústrias, as centrais termelétricas e as instalações de aquecimento.


POLUIÇÃO DO SOLO: O LIXO SÓLIDO
Em linguagem técnica lixo é todo resíduo sólido descartado pela atividade humana. Em geral, a maior parte do lixo possui serventia e esses materiais podem ser reaproveitados. Se fizer uma coleta seletiva, boa parte do lixo tem pronto aproveitamento e mesmo a parte orgânica dele pode servir como adubo.


PROBLEMAS CAUSADOS PELO LIXO

• proliferação de insetos(baratas, moscas) e ratos, que podem transmitir várias doenças, como peste bubônica e dengue.
•Decomposição bacteriana da matéria orgânica ( a fração biodegradável do lixo, predominante nos países pobres) que além de gerar um mau cheiro típico, produz um líquido escuro e ácido denominado chorume, que, nos grandes lixões, infiltra-se no subsolo contaminando o lençol freático.
•Contaminação, com produtos tóxicos, do solo e das pessoas que manipula o lixo.
•Acúmulo de materiais não biodegradáveis.


POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA O LIXO

•Lixo hospitalar: incineração.
•Lixo orgânico:fazer mais usinas de compostagem para aproveitamento em fertilizantes. No Brasil, 60% do lixo é orgânico, devido ao baixo consumo de produtos industrializados.Utilização do gás metano, resultante da fermentação, que é desprendido do lixo, para combustível.
•Lixo inorgânico:aumentar a coleta seletiva.


POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

O lançamento de resíduos orgânicos acima da capacidade de absorção pelos organismos decompositores e o de resíduos inorgânicos não biodegradáveis – muitos tóxicos e cumulativos –em córregos, rios, lagos e mares caracterizam o que chamamos de poluição das águas.


POLUIÇÃO DAS ÁGUAS NOS SISTEMAS URBANOS

Devido as aglomerações populacionais, industriais e de serviços nas cidades, o consumo de água é grande e consequentemente, a sua contaminação será maior. Os esgotos domésticos e os efluentes industriais poluem enormemente os mananciais, córregos e rios que cortam as cidades.


EXERCÍCIOS

1- O QUE É SISTEMA URBANO?
2-QUAIS SÃO AS ALTERAÇÕES QUE PODEM HAVER NA POLUIÇÃO?
3-COMO OCORRE A POLUIÇÃO DO AR?
4-QUAIS SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA?
5-DEFINA O LIXO TECNICAMENTE.
6-QUAIS SÃO PROBLEMAS DO LIXO?
7-QUAIS AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES DO LIXO?
8-COMO SE POLUI AS ÁGUAS NOS SISTEMAS URBANOS?