CAPÍTULO 5 – AMÉRICA DO NORTE –
MÓDULO 1, 2, 3,4
I-
EUA:
A Marcha para o Oeste foi a expansão das fronteiras estadunidenses em direção
ao oceano Pacífico, avançando sobre os territórios indígenas.
·
Os
EUA possuem grandes regiões urbanas metropolitanas que se expandiram com a
industrialização, como Nova Iorque, Whashington e Chicago.
- Com o fim da URSS,
os EUA tornaram-se a única potência (Mundo Unipolar). No século XXI,
outros países e regiões ganharam importância (Mundo Multipolar).
II-
A
ECONOMIA DOS EUA
·
A
industrialização dos EUA se iniciou nas colônias do Norte e se desenvolveu após
a Guerra Civil com a Segunda Revolução Industrial.
·
A
expansão econômica dos EUA ficou marcada pelo Fordismo, com grande importância
após a Segunda Guerra Mundial.
·
No
final do século XX, o setor de serviços cresceu e superou a indústria nos EUA.
A agricultura representa uma pequena parte do PIB, mas é uma das maiores do
mundo.
III-CANADÁ
- Foi colonizado por
ingleses e franceses.
- É um dos países
desenvolvidos com maior participação da indústria na economia. O país
possui grandes jazidas minerais. A economia do Canadá depende muito do
comércio exterior, especialmente com os EUA.
- A população do
Canadá tem grande número de imigrantes.
III-
MÉXICO
·
No
século XIX, metade do território mexicano foi anexado aos EUA.
·
Em
1910, começa a Revolução Mexicana, protagonizada principalmente pelos
camponeses, a maioria indígenas.
·
Em
1930, inicia-se um processo de desenvolvimento econômico nacionalista, criando
setores como as indústrias siderúrgicas, petrolíferas e de alimentos.
·
Na
década de 1980, o México passou por grave crise econômica, que ampliou a
influência mexicana.
EXERCÍCIOS – pg 114 –
1,2,4,5
Pg 119 – 1,2,4
Pg 123 – 1,2,
4(a,b,c),5,6
Pg 129 – 1,2
(a,b,c)
CAPÍTULO 6 – MÓDULOS
1,2,3
AMÉRICA DO SUL E AMÉRICA CENTRAL
I-
AMÉRICA
DO SUL
·
Ao
longo do século XIX, ocorre a independência da maioria dos países da América do
Sul.
·
A
crise econômica de 1929 favoreceu o desenvolvimento da industrialização nos
países sul-americanos.
·
Em
alguns países, governos nacionalistas propiciaram um crescimento econômico
acelerado entre as décadas de 1930 e 1980.
·
Na
década de 1980 a queda nas taxas de crescimento e o endividamento externo
levaram os países sul-americanos a severa crise.
·
A
integração regional na América do Sul avançou com acordos regionais, como o
Mercosul, a CAN (Comunidade Andina de Nações) e a Unasul (União das Nações
Sul-americanas).
II-A ECONOMIA DE ALGUNS
PAÍSES SUL-AMERICANOS
·
Brasil
e Argentina, nos anos 2000, passaram por um processo de recuperação econômica e
da ampliação das exportações, principalmente o Brasil.
·
Venezuela
e Equador tem as economias centradas no setor energético.
·
A
Bolívia é um dos países mais pobres da América do Sul e tem economia voltada
para a produção de gás natural.
·
A
Colômbia apresenta sérios conflitos internos há décadas, com grande presença do
narcotráfico. Os EUA tem influência no país, financiando o governo para o
combate ao narcotráfico e às guerrilhas.
III-AMÉRICA CENTRAL
·
A
América Central apresenta duas grandes áreas: a parte continental e um conjunto
de ilhas, o Caribe.
·
A
maior parte dos países da América Central é economicamente dependente dos EUA
desde o final do século XIX.
·
Vários
países da região passaram por golpes de Estado e por muitas guerras civis no
final do século XX.
·
A
maior parte da renda do Panamá provém dos EUA, por causa da utilização do Canal
do Panamá.
·
As
ilhas caribenhas tornaram-se destinos turísticos de alto luxo. Países mais
extensos, como Cuba e Jamaica, tem agricultura mais variada.
EXERCÍCIOS – p. 141 – 1,2,3,4
p.142 – 1,3
p.146 – 1,2,3,4
p.150 – 1,2,3
p. 151 -2,3,6
CAPÍTULO
4 – MÓDULO 1
-AMÉRICA: ASPECTOS
GERAIS E SUA DIVERSIDADE REGIONAL
-DIVISÃO DO CONTINENTE
AMERICANO
·
Pela
localização e desenvolvimento histórico: em América do Norte, Central e do Sul.
·
Pelos
critérios étnicos relativos à colonização: América Anglo-Saxônica e América
Latina.
·
América
Anglo-Saxônica: EUA e Canadá. Houve a colonização de ocupação, de povoamento
por ingleses e franceses.
·
América
Latina: colonização de exploração por portugueses e espanhóis.
_ TIPOS DE COLONIZAÇÃO
(A) COLONIZAÇÃO DE POVOAMENTO:
imigrantes buscavam novas terras para criar uma nova pátria.
(B) COLONIZAÇÃO DE EXPLORAÇÃO: explorar
as riquezas das colônias e enviar para as metrópoles.
_ASPECTOS GERAIS DO CONTINENTE
- Grande extensão
norte-sul.
- Possui desertos e
áreas de densas florestas e matas.
- Possui grandes
metrópoles mundiais como Nova Iorque, Cidade do México.
- Apresentam problemas
de poluição, saúde, segurança, habitação, transportes, etc.
-AMÉRICA DO NORTE
- Fazem parte o
México, Canadá e EUA.
- EUA: 328 milhões
de pessoas.
- Canadá: 36 milhões
de pessoas.
- México: 128
milhões de pessoas.
- No Canadá a
população concentra-se no sul, junto ao EUA.
- Nos EUA, no leste
e norte, mas grandes cidades espalhadas pelo território.
- No México, é bem
distribuída com maior concentração na capital, Cidade do México.
- A população de
modo geral tem crescimento constante.
-CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS – EUA E
CANADÁ
- Ambos possuem
economias desenvolvidas, as maiores do continente. São os mais ricos.
- Apesar de passarem
com graves crises econômicas, como a de 2008, conseguiram normalizar suas
economias.
-CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS- MÉXICO
- Maior parte da
população vive na pobreza (53%).
- É um país em
desenvolvimento.
- Depende dos EUA
economicamente, formando mão-de-obra barata e até ilegal.
- AMÉRICA CENTRAL
- Possui um istmo
que une América do Norte e a do Sul.
- Maior parte dos
países são pobres e alguns a população rural é maior que a urbana.
- Possui países que
vivem do turismo, como os do Caribe.
- As condições de
vida são difíceis, principalmente no Haiti, que era o mais pobre das
Américas, e com o terremoto de 2010, agravou ainda mais a situação.
-AMÉRICA DO SUL
- Se estende por
grande região do continente.
- A população na
faixa de 411 milhões de pessoas (2014).
- Maior parte da
população vive nas cidades.
- O Brasil, Argentina
e o Chile possuem diversificadas estruturas industriais e agrícolas, que
utilizam para o mercado internacional.
- Os demais países
dependem de endividamento estrangeiro, com baixa produção agrícola e
industrial e sofrem com as seguidas crises, o que eleva a pobreza.
- O Brasil em 2010
era o país com maior PIB. É o maior em extensão territorial e
populacional.
- A classe média era
mais da metade da população. Outros 8,6% da população estavam em extrema
pobreza.
EXERCÍCIOS
Pg 87-1,2,3
Pg88-1,2,3,4,6 (a,b)
Pg 89- 1,2,3
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
PARTE I
1-
Qual
a divisão das Américas pela sua localização? Pg 84
2-
Como
se divide as Américas pela sua colonização? Pg84
3-
Quais
são os tipos de colonização? Pg84
4-
O
que foi a Colônia de povoamento? Pg 84
5-
O
que foi a Colônia de Exploração? Pg 84
6-
Caracterize
aspectos gerais do continente.
7-
Quais
os países formam a américa do Norte? Pg85
8-
De
quanto é a população dos EUA, do Canadá e do México?
9-
Quais
são as condições socioeconômicas do Canadá e dos EUA? Pg 85
10- Quais são as condições
socioeconômicas do México? Pg86
11- Caracterize a América Central. Pg86
12- Caracterize a América do Sul.pg 86
13- De quanto é a população da América do
Sul? Pg87
14- O que Brasil, Chile e Argentina tem
em comum? Pg 87
15- Cite países que formam a América do
Sul .. Pg 87
16- Cite países que formam a América Central.
Pg 86
17- O que levou a América do Sul à
formação de um considerável contingente populacional?
18- Em 2010 o PIB do Brasil era de
quanto? Pg 87
19- Como estava distribuída a população
economicamente ativa? Pg 87
20- Em 2010, como estava a classe
média?
CAPÍTULO
4 – MÓDULO 2
-
A COLONIZAÇÃO EUROPEIA DA AMÉRICA: OS POVOS PRÉ-COLOMBIANOS
·
Os
Maias, Astecas e os Incas, já viviam aqui na América, antes dos colonizadores
chegarem;
·
Esses
eram mais evoluídos, mas haviam povos nativos por todo o continente. Os Incas,
Maias e os Astecas já possuíam divisão de classes (desenvolvimento social) e
técnico (conhecimentos em várias áreas, como a astronomia).
·
Os
nativos produziam milho e mandioca, além da caça, da pesca e da coleta de
produtos.
_OS INCAS
·
Habitavam
as terras andinas que se estendia do sul, da atual Colômbia até o o norte e
noroeste da Argentina. Desenvolviam governo centralizado, divisão de classes
sociais e autoridade máxima era o Imperador.
·
Praticavam
agricultura intensiva e tinham bom artesanato. Tinham técnicas de irrigação e
lavouras em terraços (espécie de degraus escavados nas encostas, que
possibilitavam o plantio).
·
Conheciam
a matemática, arquitetura e astronomia. Os povos andinos já plantavam batata, o
milho, abóbora e feijão. Cuzco foi o importante centro urbano e capital do
Império Inca.
-
OS MAIAS
· Viviam da agricultura.
· Localizavam-se sobretudo na parte
central do atual México e da América Central.
· Tinham sua aristocracia formada por
militares e sacerdotes. A população vivia nas cidades cercadas de aldeias
camponesas.
· Cada cidade maia tinha sua própria
estrutura de poder autônomas.
· Desenvolveram a cultura, as artes,
a escrita, a astronomia, pintura, arquitetura e um complexo calendário.
-OS ASTECAS
·
Fundaram
um império militar, tendo como capital, a cidade de Tenochtitlán, com mais de
200.000 pessoas.
·
Havia
a elite monárquica e administrativa e na base os artesãos, os comerciantes, os
camponeses e os escravos.
·
A
atividade econômica era a agricultura feita por complexos sistemas de
jardinagem com irrigação.
-OS COLONIZADORES
· Com a expansão marítima, entre os séculos XV
e XVI, Espanha e Portugal aventuraram em buscar riquezas e rotas de comércio.
· Problemas econômicos,
superpovoamento e esgotamento das terras agrícolas, estimulou as pessoas a irem
para o recém descoberto continente.
· Os pioneiros foram o genovês Cristóvão
Colombo e os portugueses Vasco da Gama e Fernão de Magalhães. Portanto,
considera-se a data de 12 de outubro de 1492 em que Colombo foi o primeiro a chegar
nas terras americanas.
· Os portugueses ocuparam a parte
onde hoje é o Brasil e os espanhóis, o restante da América do, América Central
e o México. Os holandeses ocuparam as Antilhas e o Suriname. Os franceses a Guiana
Francesa e os ingleses o Canadá e os EUA; os franceses também ocuparam áreas do
Canadá e a região da Lousiana, nos EUA.
-CONFLITO ENTRE
COLONIZADORES
·
Espanhóis
dizimaram os povos pré-colombianos.]
·
Portugueses
também dizimaram à medida que adentravam o território.
·
Nos
EUA, com a Marcha para o Oeste, muitas tribos foram sendo massacradas.
- OS IMIGRANTES CHEGAM À AMÉRICA
·
Com
o intenso movimento migratório, o continente sofreu muita diversidade étnica,
na cultura, na música e na religiosidade.
EXERCÍCIOS
Pg 93- 1,2,3,4
Pg 94 – 1,2,3,4,5,6
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
1-
Quais
são os povos pré-colombianos?
2-
Quais
eram as principais características dos povos pré-colombianos?
3-
Caracterize
os Incas.
4-
Caracterize
os Astecas.
5-
Caracterize
os Maias.
6-
Quais
os cinco países que colonizaram o continente americano?
7-
Quais
os problemas que haviam na Europa que elvou as pessoas a saírem?
8-
Quais
os pioneiros na descoberta do continente?
9-
Quem
descobriu a América e em qual data?
10- Os portugueses ocuparam quais
áreas?
11- Os holandeses ocuparam quais áreas?
12- Os espanhóis ocuparam quais áreas?
13- Os ingleses ocuparam quais áreas?
14- Os franceses ocuparam quais áreas?
15- Em qual império localizava-se a
cidade de Tenochtitlán?
16- Qual era a capital do Império Inca?
17- Em que situação os americanos
massacraram os índios?
18- Qual influência dos imigrantes na
América?
19- Como os portugueses dizimaram os
índios?
20- Os espanhóis fizeram o que com os
povos pré-colombianos?
CAPÍTULO
4 – MÓDULO 3
-CARACTERÍSTICAS NATURIAS DO
CONTINENTE AMERICANO
-CLIMA E VEGETAÇÃO
·
Zona
polar e zona temperada, no norte e zona temperada do sul, na zona tropical.
·
Possui
clima polar, frio e frio de montanha;
·
No
clima polar: vegetação de tundra (musgos e líquens).
·
No
clima frio: vegetação de taiga (floresta boreal).
·
No
clima frio de montanha: coberta de neve
·
No
clima temperado: campos e pradarias em áreas mais secas e florestas em áreas
úmidas.
·
No
clima subtropical: florestas densas e úmidas como a Araucária no Brasil.
·
No
clima tropical: floresta tropical como a Mata Atlântica no Brasil.
·
No
clima equatorial: floresta equatorial como a Amazônica.
·
No
clima semiárido: estepes, savanas e a caatinga, no Brasil.
·
No
clima árido e semiárido: vegetação rasteira ou quase inexistente.
_RELEVO E RIOS DA
AMÉRICA DO NORTE E CENTRAL
·
Maciços
antigos.
·
Dobramentos
modernos.
·
Montanhas
Rochosas: oeste do Canadá e dos EUA. É um relevo recente.
·
Montes
Apalaches: leste americano, relevo antigo.
·
No
centro americano, predominam as planícies.
·
Rios:
Mississipi, Missouri
_RELEVO E RIOS DA
AMÉRICA DO SUL
·
Dobramento
moderno: Cordilheira dos Andes.
·
Planalto
Brasileiro e Guiano.
·
Os
rios Amazonas, Paraná, Paraguai e Uruguai se destacam.
·
Os
rios são perenes (sempre com água) e no Nordeste e áreas secas, rios
temporários.
EXERCÍCIOS
Pg 100- 1,2,3,
Pg 101 – 1,2,3,4
Pg 103 – 1,2
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
1-
Caracterize
a ZCIT. Pg 97
2-
No
clima polar qual é a vegetação? Pg 97
3-
No
clima frio? Pg 97
4-
No
clima frio de montanha? Pg 97
5-
No
clima temperado? 97
6-
No
clima subtropical? 97
7-
No
clima tropical? 97
8-
No
clima equatorial? 97
9-
No
clima semiárido? 97
10- No clima árido? 97
11- Caracterize os maciços antigos.
12- Caracterize os dobramentos
modernos.
13- Cite os relevos da América do Norte
e Central.
14- Quais as bacias hidrográficas da
América do Norte?
15- Quais os planaltos da América do
Sul?
16- Quais as planícies da América do
Sul?
17- Quais os rios brasileiros
principais?
18- Como foi formado a Cordilheira dos
Andes?
19- O que são os rios perenes?
20- O que são os rios temporários?
CAPÍTULO
3 – MÓDULOS 1,2,3
-POPULAÇÃO MUNDIAL
·
Distribuição
desigual no mundo.
·
Desenvolvimento
da medicina resultou na maior expectativa de vida e redução das taxas de
natalidade.
·
A
mulher no mercado de trabalho.
-O DESAFIO ENERGÉTICO
·
Sociedade
dependente dos recursos naturais como petróleo, carvão e gás natural.
·
Uso
de fontes alternativas de energia: biocombustível, energia eólica, solar,
nuclear.
-DESAFIOS AMBIENTAIS E OS POLÍTICOS
·
Recursos
naturais são distribuídos de maneira desigual.
·
Disputa
por esses recursos levam a conflitos.
·
Refugiados:
pelas guerras, perseguições religiosas, políticas, étnicas; desastres
naturais(tsunamis, etc.).
Exercícios
Pg 66 – 1,2,3
Pg 67 – 1, 2 a, 2 b, 3
Para casa pg 67 – 4 a,
b 5 a, b
Pg 71 – 1,2,3
Pg 72 – 1 a, 2 a
Para casa pg 72 – 4 a, b
CAPÍTULO 5 – AMÉRICA DO NORTE –
MÓDULO 1, 2, 3,4
I-
EUA:
A Marcha para o Oeste foi a expansão das fronteiras estadunidenses em direção
ao oceano Pacífico, avançando sobre os territórios indígenas.
·
Os
EUA possuem grandes regiões urbanas metropolitanas que se expandiram com a
industrialização, como Nova Iorque, Whashington e Chicago.
- Com o fim da URSS,
os EUA tornaram-se a única potência (Mundo Unipolar). No século XXI,
outros países e regiões ganharam importância (Mundo Multipolar).
II-
A
ECONOMIA DOS EUA
·
A
industrialização dos EUA se iniciou nas colônias do Norte e se desenvolveu após
a Guerra Civil com a Segunda Revolução Industrial.
·
A
expansão econômica dos EUA ficou marcada pelo Fordismo, com grande importância
após a Segunda Guerra Mundial.
·
No
final do século XX, o setor de serviços cresceu e superou a indústria nos EUA.
A agricultura representa uma pequena parte do PIB, mas é uma das maiores do
mundo.
III-CANADÁ
- Foi colonizado por
ingleses e franceses.
- É um dos países
desenvolvidos com maior participação da indústria na economia. O país
possui grandes jazidas minerais. A economia do Canadá depende muito do
comércio exterior, especialmente com os EUA.
- A população do
Canadá tem grande número de imigrantes.
III-
MÉXICO
·
No
século XIX, metade do território mexicano foi anexado aos EUA.
·
Em
1910, começa a Revolução Mexicana, protagonizada principalmente pelos
camponeses, a maioria indígenas.
·
Em
1930, inicia-se um processo de desenvolvimento econômico nacionalista, criando
setores como as indústrias siderúrgicas, petrolíferas e de alimentos.
·
Na
década de 1980, o México passou por grave crise econômica, que ampliou a
influência mexicana.
EXERCÍCIOS – pg 114 –
1,2,4,5
Pg 119 – 1,2,4
Pg 123 – 1,2,
4(a,b,c),5,6
Pg 129 – 1,2
(a,b,c)
CAPÍTULO 6 – MÓDULOS
1,2,3
AMÉRICA DO SUL E AMÉRICA CENTRAL
I-
AMÉRICA
DO SUL
·
Ao
longo do século XIX, ocorre a independência da maioria dos países da América do
Sul.
·
A
crise econômica de 1929 favoreceu o desenvolvimento da industrialização nos
países sul-americanos.
·
Em
alguns países, governos nacionalistas propiciaram um crescimento econômico
acelerado entre as décadas de 1930 e 1980.
·
Na
década de 1980 a queda nas taxas de crescimento e o endividamento externo
levaram os países sul-americanos a severa crise.
·
A
integração regional na América do Sul avançou com acordos regionais, como o
Mercosul, a CAN (Comunidade Andina de Nações) e a Unasul (União das Nações
Sul-americanas).
II-A ECONOMIA DE ALGUNS
PAÍSES SUL-AMERICANOS
·
Brasil
e Argentina, nos anos 2000, passaram por um processo de recuperação econômica e
da ampliação das exportações, principalmente o Brasil.
·
Venezuela
e Equador tem as economias centradas no setor energético.
·
A
Bolívia é um dos países mais pobres da América do Sul e tem economia voltada
para a produção de gás natural.
·
A
Colômbia apresenta sérios conflitos internos há décadas, com grande presença do
narcotráfico. Os EUA tem influência no país, financiando o governo para o
combate ao narcotráfico e às guerrilhas.
III-AMÉRICA CENTRAL
·
A
América Central apresenta duas grandes áreas: a parte continental e um conjunto
de ilhas, o Caribe.
·
A
maior parte dos países da América Central é economicamente dependente dos EUA
desde o final do século XIX.
·
Vários
países da região passaram por golpes de Estado e por muitas guerras civis no
final do século XX.
·
A
maior parte da renda do Panamá provém dos EUA, por causa da utilização do Canal
do Panamá.
·
As
ilhas caribenhas tornaram-se destinos turísticos de alto luxo. Países mais
extensos, como Cuba e Jamaica, tem agricultura mais variada.
EXERCÍCIOS – p. 141 – 1,2,3,4
p.142 – 1,3
p.146 – 1,2,3,4
p.150 – 1,2,3
p. 151 -2,3,6
CAPÍTULO
4 – MÓDULO 1p. 151 -2,3,6
-AMÉRICA: ASPECTOS
GERAIS E SUA DIVERSIDADE REGIONAL
-DIVISÃO DO CONTINENTE
AMERICANO
·
Pela
localização e desenvolvimento histórico: em América do Norte, Central e do Sul.
·
Pelos
critérios étnicos relativos à colonização: América Anglo-Saxônica e América
Latina.
·
América
Anglo-Saxônica: EUA e Canadá. Houve a colonização de ocupação, de povoamento
por ingleses e franceses.
·
América
Latina: colonização de exploração por portugueses e espanhóis.
_ TIPOS DE COLONIZAÇÃO
(A) COLONIZAÇÃO DE POVOAMENTO:
imigrantes buscavam novas terras para criar uma nova pátria.
(B) COLONIZAÇÃO DE EXPLORAÇÃO: explorar
as riquezas das colônias e enviar para as metrópoles.
_ASPECTOS GERAIS DO CONTINENTE
- Grande extensão
norte-sul.
- Possui desertos e
áreas de densas florestas e matas.
- Possui grandes
metrópoles mundiais como Nova Iorque, Cidade do México.
- Apresentam problemas
de poluição, saúde, segurança, habitação, transportes, etc.
-AMÉRICA DO NORTE
- Fazem parte o
México, Canadá e EUA.
- EUA: 328 milhões
de pessoas.
- Canadá: 36 milhões
de pessoas.
- México: 128
milhões de pessoas.
- No Canadá a
população concentra-se no sul, junto ao EUA.
- Nos EUA, no leste
e norte, mas grandes cidades espalhadas pelo território.
- No México, é bem
distribuída com maior concentração na capital, Cidade do México.
- A população de
modo geral tem crescimento constante.
-CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS – EUA E
CANADÁ
- Ambos possuem
economias desenvolvidas, as maiores do continente. São os mais ricos.
- Apesar de passarem
com graves crises econômicas, como a de 2008, conseguiram normalizar suas
economias.
-CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS- MÉXICO
- Maior parte da
população vive na pobreza (53%).
- É um país em
desenvolvimento.
- Depende dos EUA
economicamente, formando mão-de-obra barata e até ilegal.
- AMÉRICA CENTRAL
- Possui um istmo
que une América do Norte e a do Sul.
- Maior parte dos
países são pobres e alguns a população rural é maior que a urbana.
- Possui países que
vivem do turismo, como os do Caribe.
- As condições de
vida são difíceis, principalmente no Haiti, que era o mais pobre das
Américas, e com o terremoto de 2010, agravou ainda mais a situação.
-AMÉRICA DO SUL
- Se estende por
grande região do continente.
- A população na
faixa de 411 milhões de pessoas (2014).
- Maior parte da
população vive nas cidades.
- O Brasil, Argentina
e o Chile possuem diversificadas estruturas industriais e agrícolas, que
utilizam para o mercado internacional.
- Os demais países
dependem de endividamento estrangeiro, com baixa produção agrícola e
industrial e sofrem com as seguidas crises, o que eleva a pobreza.
- O Brasil em 2010
era o país com maior PIB. É o maior em extensão territorial e
populacional.
- A classe média era
mais da metade da população. Outros 8,6% da população estavam em extrema
pobreza.
EXERCÍCIOS
Pg 87-1,2,3
Pg88-1,2,3,4,6 (a,b)
Pg 89- 1,2,3
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
PARTE I
1-
Qual
a divisão das Américas pela sua localização? Pg 84
2-
Como
se divide as Américas pela sua colonização? Pg84
3-
Quais
são os tipos de colonização? Pg84
4-
O
que foi a Colônia de povoamento? Pg 84
5-
O
que foi a Colônia de Exploração? Pg 84
6-
Caracterize
aspectos gerais do continente.
7-
Quais
os países formam a américa do Norte? Pg85
8-
De
quanto é a população dos EUA, do Canadá e do México?
9-
Quais
são as condições socioeconômicas do Canadá e dos EUA? Pg 85
10- Quais são as condições
socioeconômicas do México? Pg86
11- Caracterize a América Central. Pg86
12- Caracterize a América do Sul.pg 86
13- De quanto é a população da América do
Sul? Pg87
14- O que Brasil, Chile e Argentina tem
em comum? Pg 87
15- Cite países que formam a América do
Sul .. Pg 87
16- Cite países que formam a América Central.
Pg 86
17- O que levou a América do Sul à
formação de um considerável contingente populacional?
18- Em 2010 o PIB do Brasil era de
quanto? Pg 87
19- Como estava distribuída a população
economicamente ativa? Pg 87
20- Em 2010, como estava a classe
média?
CAPÍTULO
4 – MÓDULO 2
-
A COLONIZAÇÃO EUROPEIA DA AMÉRICA: OS POVOS PRÉ-COLOMBIANOS
·
Os
Maias, Astecas e os Incas, já viviam aqui na América, antes dos colonizadores
chegarem;
·
Esses
eram mais evoluídos, mas haviam povos nativos por todo o continente. Os Incas,
Maias e os Astecas já possuíam divisão de classes (desenvolvimento social) e
técnico (conhecimentos em várias áreas, como a astronomia).
·
Os
nativos produziam milho e mandioca, além da caça, da pesca e da coleta de
produtos.
_OS INCAS
·
Habitavam
as terras andinas que se estendia do sul, da atual Colômbia até o o norte e
noroeste da Argentina. Desenvolviam governo centralizado, divisão de classes
sociais e autoridade máxima era o Imperador.
·
Praticavam
agricultura intensiva e tinham bom artesanato. Tinham técnicas de irrigação e
lavouras em terraços (espécie de degraus escavados nas encostas, que
possibilitavam o plantio).
·
Conheciam
a matemática, arquitetura e astronomia. Os povos andinos já plantavam batata, o
milho, abóbora e feijão. Cuzco foi o importante centro urbano e capital do
Império Inca.
-
OS MAIAS
· Viviam da agricultura.
· Localizavam-se sobretudo na parte
central do atual México e da América Central.
· Tinham sua aristocracia formada por
militares e sacerdotes. A população vivia nas cidades cercadas de aldeias
camponesas.
· Cada cidade maia tinha sua própria
estrutura de poder autônomas.
· Desenvolveram a cultura, as artes,
a escrita, a astronomia, pintura, arquitetura e um complexo calendário.
-OS ASTECAS
·
Fundaram
um império militar, tendo como capital, a cidade de Tenochtitlán, com mais de
200.000 pessoas.
·
Havia
a elite monárquica e administrativa e na base os artesãos, os comerciantes, os
camponeses e os escravos.
·
A
atividade econômica era a agricultura feita por complexos sistemas de
jardinagem com irrigação.
-OS COLONIZADORES
· Com a expansão marítima, entre os séculos XV
e XVI, Espanha e Portugal aventuraram em buscar riquezas e rotas de comércio.
· Problemas econômicos,
superpovoamento e esgotamento das terras agrícolas, estimulou as pessoas a irem
para o recém descoberto continente.
· Os pioneiros foram o genovês Cristóvão
Colombo e os portugueses Vasco da Gama e Fernão de Magalhães. Portanto,
considera-se a data de 12 de outubro de 1492 em que Colombo foi o primeiro a chegar
nas terras americanas.
· Os portugueses ocuparam a parte
onde hoje é o Brasil e os espanhóis, o restante da América do, América Central
e o México. Os holandeses ocuparam as Antilhas e o Suriname. Os franceses a Guiana
Francesa e os ingleses o Canadá e os EUA; os franceses também ocuparam áreas do
Canadá e a região da Lousiana, nos EUA.
-CONFLITO ENTRE
COLONIZADORES
·
Espanhóis
dizimaram os povos pré-colombianos.]
·
Portugueses
também dizimaram à medida que adentravam o território.
·
Nos
EUA, com a Marcha para o Oeste, muitas tribos foram sendo massacradas.
- OS IMIGRANTES CHEGAM À AMÉRICA
·
Com
o intenso movimento migratório, o continente sofreu muita diversidade étnica,
na cultura, na música e na religiosidade.
EXERCÍCIOS
Pg 93- 1,2,3,4
Pg 94 – 1,2,3,4,5,6
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
1-
Quais
são os povos pré-colombianos?
2-
Quais
eram as principais características dos povos pré-colombianos?
3-
Caracterize
os Incas.
4-
Caracterize
os Astecas.
5-
Caracterize
os Maias.
6-
Quais
os cinco países que colonizaram o continente americano?
7-
Quais
os problemas que haviam na Europa que elvou as pessoas a saírem?
8-
Quais
os pioneiros na descoberta do continente?
9-
Quem
descobriu a América e em qual data?
10- Os portugueses ocuparam quais
áreas?
11- Os holandeses ocuparam quais áreas?
12- Os espanhóis ocuparam quais áreas?
13- Os ingleses ocuparam quais áreas?
14- Os franceses ocuparam quais áreas?
15- Em qual império localizava-se a
cidade de Tenochtitlán?
16- Qual era a capital do Império Inca?
17- Em que situação os americanos
massacraram os índios?
18- Qual influência dos imigrantes na
América?
19- Como os portugueses dizimaram os
índios?
20- Os espanhóis fizeram o que com os
povos pré-colombianos?
CAPÍTULO
4 – MÓDULO 3
-CARACTERÍSTICAS NATURIAS DO
CONTINENTE AMERICANO
-CLIMA E VEGETAÇÃO
·
Zona
polar e zona temperada, no norte e zona temperada do sul, na zona tropical.
·
Possui
clima polar, frio e frio de montanha;
·
No
clima polar: vegetação de tundra (musgos e líquens).
·
No
clima frio: vegetação de taiga (floresta boreal).
·
No
clima frio de montanha: coberta de neve
·
No
clima temperado: campos e pradarias em áreas mais secas e florestas em áreas
úmidas.
·
No
clima subtropical: florestas densas e úmidas como a Araucária no Brasil.
·
No
clima tropical: floresta tropical como a Mata Atlântica no Brasil.
·
No
clima equatorial: floresta equatorial como a Amazônica.
·
No
clima semiárido: estepes, savanas e a caatinga, no Brasil.
·
No
clima árido e semiárido: vegetação rasteira ou quase inexistente.
_RELEVO E RIOS DA
AMÉRICA DO NORTE E CENTRAL
·
Maciços
antigos.
·
Dobramentos
modernos.
·
Montanhas
Rochosas: oeste do Canadá e dos EUA. É um relevo recente.
·
Montes
Apalaches: leste americano, relevo antigo.
·
No
centro americano, predominam as planícies.
·
Rios:
Mississipi, Missouri
_RELEVO E RIOS DA
AMÉRICA DO SUL
·
Dobramento
moderno: Cordilheira dos Andes.
·
Planalto
Brasileiro e Guiano.
·
Os
rios Amazonas, Paraná, Paraguai e Uruguai se destacam.
·
Os
rios são perenes (sempre com água) e no Nordeste e áreas secas, rios
temporários.
EXERCÍCIOS
Pg 100- 1,2,3,
Pg 101 – 1,2,3,4
Pg 103 – 1,2
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
1-
Caracterize
a ZCIT. Pg 97
2-
No
clima polar qual é a vegetação? Pg 97
3-
No
clima frio? Pg 97
4-
No
clima frio de montanha? Pg 97
5-
No
clima temperado? 97
6-
No
clima subtropical? 97
7-
No
clima tropical? 97
8-
No
clima equatorial? 97
9-
No
clima semiárido? 97
10- No clima árido? 97
11- Caracterize os maciços antigos.
12- Caracterize os dobramentos
modernos.
13- Cite os relevos da América do Norte
e Central.
14- Quais as bacias hidrográficas da
América do Norte?
15- Quais os planaltos da América do
Sul?
16- Quais as planícies da América do
Sul?
17- Quais os rios brasileiros
principais?
18- Como foi formado a Cordilheira dos
Andes?
19- O que são os rios perenes?
20- O que são os rios temporários?
CAPÍTULO 3 – MÓDULOS 1,2,3
-POPULAÇÃO MUNDIAL
·
Distribuição
desigual no mundo.
·
Desenvolvimento
da medicina resultou na maior expectativa de vida e redução das taxas de
natalidade.
·
A
mulher no mercado de trabalho.
-O DESAFIO ENERGÉTICO
·
Sociedade
dependente dos recursos naturais como petróleo, carvão e gás natural.
·
Uso
de fontes alternativas de energia: biocombustível, energia eólica, solar,
nuclear.
-DESAFIOS AMBIENTAIS E OS POLÍTICOS
·
Recursos
naturais são distribuídos de maneira desigual.
·
Disputa
por esses recursos levam a conflitos.
·
Refugiados:
pelas guerras, perseguições religiosas, políticas, étnicas; desastres
naturais(tsunamis, etc.).
Exercícios
Pg 66 – 1,2,3
Pg 67 – 1, 2 a, 2 b, 3
Para casa pg 67 – 4 a,
b 5 a, b
Pg 71 – 1,2,3
Pg 72 – 1 a, 2 a
Para casa pg 72 – 4 a, b
REVISÃO PARA TESTE E PROVA -ÚLTIMA SEMANA DE ABRIL
CAPÍTULOS 1 AO 3 PG 10 A 71
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
1-O QUE FOI A GUERA FRIA?
2-O QUE FOI O MUNDO BIPOLAR?
3-O QUE FOI O MUNDO UNIPOLAR?
4-QUAL GRUPO TERRORISTA FOI RESPONSÁVEL PELO ATENTADO ÀS TORRES GÊMEAS, NOS EUA?
5-O QUE É O BRICS?
6-QUAIS OS PAÍSES QUE FORMAM O BRICS?
7-CARACTERIZE A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
8-CARACTERIZE A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
9-CARACTERIZE A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
10-QUAIS PAÍSES FORMAM O NAFTA?
11- QUAIS OS PAÍSES QUE FORMAM O MERCOSUL?
12-QUAIS OS PAÍSES QUE FORMAM A APEC?
13-O QUE É O G8?
14-O QUE É O G20?
15- O QUE É O G77?
16-COMENTE SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO.
17-CITE RAZÕES DA QUEDA DA TAXA DE NATALIDADE.
18-O QUE TEM LEVADO AO ENVELHECIMENTO GLOBAL DA POPULAÇÃO?
19-CITE AS FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA?
20-QUAL A IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA DO PETRÓLEO?
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
AULA DO DIA 5 DE ABRIL 2019
EXERCÍCIO DE REVISÃO
PARA TESTE
CAP. 2 MÓDULO 3
1-A GLOBALIZAÇÃO TROUXE
BENEFÍCIOS. QUAIS?
2-A ÍNDIA É UM DOS
PAÍSES QUE APRESENTA DESIGUALDADE REGIONAL, MAS TEM CRESCIDO ECONOMICAMENTE.
EXPLIQUE ESSE CRESCIMENTO.
3- CARACTERIZE A CIDADE
DE BANGALORE, NA ÍNDIA.
4- EXPLIQUE A DESCONCENTRAÇÃO
INDUSTRIAL.
5- POR QUE OS PAÍSES
EMERGENTES SÃO ESCOLHIDOS, NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO?
6- EXPLIQUE O
FUNCIONAMENTO DAS EMPRESAS TRANSNACIONAIS.
7- QUAIS SÃO OS IMPACTOS
AMBIENTAIS?
8- QUAL O PAPEL DA PROPAGANDA
SOBRE O CONSUMO?
9- POR QUE AUMENTOU O
DESEMPREGO NA INDÚSTRIA?
10-DIFERENCIE:
A)-MULTINACIONAL:
B) TRANSNACIONAL:
AULA DO DIA 2 DE ABRIL 2019
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
1-EXPLIQUE O COMÉRCIO CONCENTRADO.
2-CARACTERIZE O COMÉRCIO DA CHINA.
3-O QUE FOI A RODADA DO MILÊNIO?
4-O QUE É A OMC? O QUE CABE A ELA?
5-CARACTERIZE A UNIÃO EUROPEIA.
6-CARACTERIZE O NAFTA.
7-CARACTERIZE A APEC.
8-EXPLIQUE OS OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS.
9-CARACTERIZE O G8.
10-CARACTERIZE O G20.
11-CARACTERIZE O G77.
AULAS DO DIA 29 DE MARÇO DE 2019
CAPÍTULO
2 – MÓDULO 2
CONFLITO
DE INTERESSES ENTRE PAÍSES RICOS E POBRES
I-COMÉRCIO CONCENTRADO
- A China
- A OMC
- Predomínio dos
países ricos
- A Rodada do
Milênio
- Os Blocos
Econômicos
- A União Europeia
- O Nafta
- O G8
- O G20
- O G77
Exercícios:
Página 42 ex.: 1 ao 4
Para casa: pg 43 ex.:
1, 2(a), 3(a,b,), 4(a,b,c)
CAPÍTULO 2 – MÓDULO 3
I-OS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO
- A Globalização
aumentou as desigualdades regionais entre os países.
- A Globalização
reordenou a localização das empresas no mundo. Muitas delas distribuíram
sua estrutura produtiva em diferentes países.
- O crescimento da
economia mundial aumentou o consumo de petróleo, carvão e matérias-primas.
Com isso, aumentaram a queima de combustíveis fósseis e a emissão de gases
poluentes na atmosfera.
- Os efeitos do
desenvolvimento econômico sobre o meio ambiente passaram a ser cada vez
mais preocupantes nos últimos anos.
Exercícios de fixação
Pg 48 ex.: 1(a),
2(a,b,c)
Para casa
Pg 53 ex.: 1,2
Pg 54 ex.:1
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
1-EXPLIQUE O COMÉRCIO CONCENTRADO.
2-CARACTERIZE O COMÉRCIO DA CHINA.
3-O QUE FOI A RODADA DO MILÊNIO?
4-O QUE É A OMC? O QUE CABE A ELA?
5-CARACTERIZE A UNIÃO EUROPEIA.
6-CARACTERIZE O NAFTA.
7-CARACTERIZE A APEC.
8-EXPLIQUE OS OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS.
9-CARACTERIZE O G8.
10-CARACTERIZE O G20.
11-CARACTERIZE O G77.
AULAS DO DIA 8 DE MARÇO DE 2019
CAPÍTULO
1 – MÓDULO 3
I-
O
MUNDO BIPOLAR
Ø Conflitos internacionais: Coréia,
Vietnã, Guerra Fria.
Ø Fim da Segunda Guerra Mundial em
1945
Ø Mundo dividido em dois mundos:
EUA(capitalismo) x URSS (socialismo)
Ø Muro de Berlim: 1961-1989
Ø Fim da URSS em 1991
II-
O MUNDO UNIPOLAR
Ø Supremacia americana
Ø Unilateralismo
III-
CRISE DO MUNDO UNIPOLAR
Ø Surgimento de potências regionais
Ø Surgimento da China
IV-
CRISE ECONÔMICA
Ø COMPETIÇÃO COM A CHINA
V-
CRISE POLÍTICA
Ø Atentado às Torres Gêmeas nos EUA,
em 11/09/2001.
Ø Consequências: Os EUA adotaram uma
política externa de combate ao terrorismo.
Ø Invasão ao Afeganistão atrás de
Osama Bin Laden
Ø Invasão ao Iraque, atrás de
armamentos de destruição em massa pelo ditador Sadan Hussein.
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
1- O QUE ERA O MUNDO BIPOLAR?
2- QUASE OS CONFLITOS QUE EXISTIRAM?
3- QUANDO FOI O FIM DA URSS?
4- QUANDO FOI O FIM DA SEGUNDA GUERRA?
5- QUANDO SURGIU E DESAPARECEU O MURO
DE BERLIM?
6- O MURO SEPARAVA QUAL PAÍS? EM QUAIS
LADOS FICOU DIVIDIDO?
7- O QUE É O MUNDO UNIPOLAR?
8- CARACTERIZE A CRISE DO MUNDO
UNIPOLAR.
9- QUANDO FOI O ATENTADO NOS EUA?
10- QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DESSE
ATENTADO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário