quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Análise da própria prática docente


A GEOGRAFIA DO RIO DE JANEIRO FOI O CONTEÚDO ESTUDADO EM UM TRABALHO ESCOLAR NO QUAL UTILIZEI ALGUMAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS, QUE JÁ FAZEM PARTE DE MINHA PRÁTICA HÁ ALGUNS ANOS.
O DESAFIO ERA MESMO QUE ELES, OS ALUNOS,  INTERAGISSEM COM OS MEIOS TECNOLÓGICOS QUE DISPONIBILIZEI COMO SITES, BLOGS, O GRUPO DE WHATSAPP DA TURMA , O QUAL ENVIAVA TRABALHOS, TEXTOS, VÍDEOS PARA   UTILIZAREM E DAREM UM FEEDBACK.
A QUESTÃO DO ACESSO DA INTERNET NA ESCOLA FOI UM GRANDE EMPECILHO. POUCOS ACESSAVAM DE SUAS RESIDÊNCIAS. PORÉM, OS QUE ASSIM O  FAZIAM, DERAM RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS. ATÉ UMA COMPETIÇÃO SADIA ACABOU POR OS MANTEREM ANIMADOS, FOCADOS E INTERESSADOS.
ACREDITO QUE AÇAMBARQUEI  QUASE TODOS OS RECURSOS QUE ME FORAM PERMITIDOS.
O OBJETIVO FOI ALCANÇADO, QUE CONSISTIA  EM  CRIAREM VÍDEOS QUE REPRESENTASSEM AS PRINCIPAIS CONDIÇÕES DE VIDA EM  QUE VIVEM OS  CARIOCAS E OS FLUMINENSES E LÓGICO, PARTINDO DE SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS.
APRESENTARAM OS GRANDES PROBLEMAS COMO A VIOLÊNCIA NO SEU COTIDIANO; OS TRANSPORTES PÚBLICOS DE PÉSSIMA QUALIDADE, SEMPRE CHEIOS, DESCONFORTÁVEIS, SEM HORÁRIOS DEFINIDOS; A REDE DE SAÚDE PRECÁRIA; A EDUCAÇÃO IDEM; A SUJEIRA NA CIDADE E EM SEU ENTORNO E A QUESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO E DO CAOS DA MORADIA.
E O RESULTADO FINAL FOI QUE AS NOTAS DOS ALUNOS QUE INTERAGIRAM, FORAM MAIORES E O APRENDIZADO MAIS FACILITADO, NA VISÃO DOS MESMOS.
A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA JÁ FAZ PARTE DO MEU CHAMADO “CARDÁPIO DIDÁTICO” E DE MEU PLANEJAMENTO.NÃO DÁ MAIS COMO NÃO UTILIZAR ESSES MEIOS PARA DIFUNDIR E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS, EXPERIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E CULTURA.

Um comentário: