terça-feira, 22 de agosto de 2017

TEMA 1: O QUE SÃO METODOLOGIAS ATIVAS?



ENTENDO QUE SÃO PRÁTICAS EDUCATIVAS ONDE O ALUNO ASSUME O PROTAGONISMO DO SEU PROCESSO DE APRENDIZADO, NÃO SÓ DEPENDENDO DA PRÁXIS DO PROFESSOR INFORMANDO SEUS CONTEÚDOS E SABERES PARA UMA PLATEIA DE ALUNOS PERSONIFICADOS EM UM DEPOSITÁRIO DESTES MESMOS DADOS.
         A MOVIMENTAÇÃO DO PROFESSOR, A SUA COLABORAÇÃO E INTERAÇÃO COM SEUS DISCENTES É CRUCIAL PARA UMA APRENDIZAGEM DINÂMICA, EFERVESCENTE E DE MÃO DUPLA, ONDE SABERES E CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS SÃO TROCADOS DIA-A-DIA.


ADOÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS

O GRANDE DESAFIO QUE OBSERVO É A POSTURA DO PROFESSOR EM SE ADAPTAR ÀS NOVAS CONCEPÇÕES DE ENSINO ATIVAS, ONDE DEMANDA UMA VONTADE DE ROMPER O OSTRACISMO DE SUAS AULAS TRADICIONAIS E ABRAÇAR ESSE MUNDO DIGITAL.
      É O PROFESSOR, PRIMEIRAMENTE, QUERER  QUEBRAR A CASCA DO OVO, QUEBRAR PARADIGMAS, ONDE SE ENCONTRA, MOBILIZAR-SE DE ENCONTRO ÀS NOVAS METODOLOGIAS QUE VÃO SURGINDO NESSE  SÉCULO, EM UM NOVO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM QUE NÃO DÁ MAIS PARA FUGIR

       AS GRANDES QUESTÕES ACREDITO QUE ESBARRA NA FALTA DE ESTRUTURA DA GRANDE MAIORIA DOS PROFESSORES E DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: FALTA DE INTERNET NAS SALAS DE AULA E ATÉ NA PRÓPRIA ESCOLA, PARA SEUS AFAZERES ADMINISTRATIVOS; FALTA DE COMPUTADORES E EQUIPAMENTOS APROPRIADOS PARA TAL FIM E AINDA DE UM GRANDE NÚMERO DE CRIANÇAS QUE SE ENCONTRAM FORA DA ERA DIGITAL, EM SEUS LARES,  BEM COMO PROFESSORES, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA.]
       ÁS VEZES PENSAMOS O PAÍS APENAS NOS GRANDES CENTROS URBANOS OU NAS CIDADES DE MÉDIO E GRANDE PORTE, E NOS ESQUECEMOS DAQUELAS ONDE AS PRÓPRIAS ESCOLAS ESTÃO CAINDO AOS PEDAÇOS. ONDE FALTAM AS MERENDAS, ONDE CRIANÇAS AINDA TEM QUE ANDAR QUILÔMETROS PARA SE ALCANÇAR A INSTITUIÇÃO (SIC) DE ENSINO.
          LUGARES QUE SEQUER POSSUEM MOBILIÁRIO DE SALA DE AULA; QUE TETO PRATICAMENTE NÃO EXISTE; SÃO INFILTRAÇÕES, ALAGAMENTOS, REBOCOS CAINDO NAS CABEÇAS DOS ALUNOS E PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS; ONDE FALTA ÁGUA, PRODUTOS DE LIMPEZA,, ETC.
       ENQUANTO HOUVER ESSE DESNÍVEL SOCIAL E ECONÔMICO EM GRANDE PARTE DO PAÍS, AINDA EM PLENO SÉCULO XXI, CONTINUAMOS IMPÁVIDOS E COLOSSOS EM NOSSAS ILHAS DE CONHECIMENTO E DE TECNOLOGIA. SÃO PARA ESSAS MUDANÇAS QUE TEMOS QUASE A OBRIGAÇÃO DE TENTAR MOBILIZAR, MOVIMENTAR BOA PARTE DE NOSSA SOCIEDADE EGOÍSTA, EGOCÊNTRICA, HIPÓCRITA E ALTAMENTE PASSIVA. SOMOS FORMADORES DE OPINIÃO MAS QUE ACABAMOS NOS RESTRINGINDO AO ACADEMICISMO, A UM ELITISMO QUE NÃO REPRESENTA EM SUA TOTALIDADE A NOSSA CARENTE SOCIEDADE BRASILEIRA.
        JÁ DIZIA ALGUÉM: "O ARTISTA TEM QUE IR ONDE O POVO ESTÁ."
ONDE ESTAMOS???


Nenhum comentário:

Postar um comentário